IGUALDADE JÁ!

Igualdade na Educação

 

Para que todas as pessoas possam prosseguir estudos no Ensino Superior, o Estado assegura um sistema inclusivo de acesso ao ensino superior, promovendo condições específicas de acesso:

 

  • Contingente especial no concurso nacional de acesso para:
    • Candidatos oriundos da Região Autónoma dos Açores;
    • Candidatos oriundos da Região Autónoma dos Madeira;
    • Candidatos Emigrantes Portugueses e Familiares que com eles residam;
    • Candidatos com Deficiência Física ou Sensorial;
  • Regimes especiais para acesso ao ensino superior, nomeadamente para naturais e filhos de naturais de Timor-Leste.

 

Sabe mais:
Direção-Geral do Ensino Superior

 

BALCÃO incluIES

 

O Balcão incluIES é uma plataforma na qual podes encontrar conteúdos sobre o apoio à deficiência no ensino superior. Está inserido no Programa “Inclusão para o Conhecimento” e é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

 

Sabe mais:
Balcão incluIES

 

EDUCAÇÃO INTERCULTURAL PARA JOVENS

 

As diferentes culturas são também fontes de ensinamento e de partilha de valores. Por isso, as ações promovidas nesta iniciativa pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.) tornam-se bastante interessantes, uma vez que nos convidam a refletir sobre a aprendizagem intercultural: aceitação das diferenças, tolerância, solidariedade, partilha e cooperação e resolução de conflitos.

 

Sabe mais:
Educação Intercultural para Jovens

 

OPRE - PROGRAMA OPERACIONAL DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO

 

A educação é uma ferramenta poderosa no empoderamento de todas e todos os jovens. O OPRE apoia jovens de comunidades ciganas a entrarem no ensino superior, ao acederem a bolsas de estudo e a um programa de capacitação para a frequência.

 

Sabe mais:
Programa OPRE

 

MOVIMENTO EXARP

 

A EXARP é um movimento que pretende valorizar as práticas positivas de integração de estudantes no ensino superior e afirmar as suas instituições como farol do conhecimento na sociedade e nos locais onde se inserem.

A plataforma dinamizada através da Direção-Geral do Ensino Superior disponibiliza informação sobre atividades de música, desporto, cultura científica, responsabilidade social.

 

Sabe mais:
Movimento EXARP

 

PROGRAMA INTEGRA

 

O Programa Integra dá-te a hipótese de contribuir e desenvolver um projeto inovador de inclusão social através da educação e cultura científica, ao trabalhar diretamente com profissionais da ciência em prol de uma sociedade mais inclusiva.

 

Sabe mais:
Programa Integra

 

PROJETO U CAN

 

O projecto U CAN é orientado para jovens descendentes de imigrantes e refugiados, permitindo o acesso a bolsas de estudo para que todas/os possamos aceder a iguais oportunidades de educação e formação académica superior.

 

Sabe mais:
Projeto U CAN

Igualdade nas Férias e Mobilidade

 

PROGRAMA SEM FRONTEIRAS

 

O Programa Sem Fronteiras é um programa de atividades de férias de verão, com uma duração de 7 dias e que tem como suporte a Rede Continental de Turismo Juvenil, através das Pousadas de Juventude. Destina-se a proporcionar uma oportunidade de férias a crianças e jovens acolhidas/os em lares e Centros de Acolhimento Temporário de Instituições Públicas e Privadas, em famílias de acolhimento, em acompanhamento pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens e em outros programas, bem como a beneficiárias/os do Rendimento Social de Inserção.

 

Sabe mais:
Programa Sem Fronteiras

 

MOBILIDADE E INTEGRAÇÃO SOCIAL PARA JOVENS DESCENDENTES DE IMIGRANTES

 

Destinado a jovens descendentes de imigrantes, que tenham adquirido ou venham a adquirir a nacionalidade portuguesa, este programa pretende estimular a criação do sentimento de pertença a Portugal, um país de todas/os e para todas/os, dando a oportunidade de conhecermos o seu património edificado, natural e cultural de norte a sul, através do acesso ao alojamento proporcionado pelas diversas Pousadas de Juventude da Rede Continental de Turismo Juvenil.

 

Sabe mais:
Mobilidade e Integração para Jovens Descendentes de Imigrantes

Igualdade na Vida Ativa

 

PROGRAMA ESCOLHAS

 

O Escolhas é um programa que nos dá a possibilidade de integrar projetos que promovem a igualdade de oportunidades e é dirigido a crianças e jovens em diferentes contextos socioeconómicos, descendentes de imigrantes e de diferentes comunidades étnicas minoritárias. Juntas/os podemos construir uma sociedade mais justa e este programa é o contributo da juventude para comunidades mais iguais e coesas.

 

Sabe mais:
Portal da Juventude | Programa Escolhas

Igualdade na Participação

 

MAIS LÍDERES - JOVENS CIGAN@S

 

Este programa destina-se a jovens ciganas/os entre os 18 e os 35 anos, tendo como objetivo promover a sua participação ativa no plano cívico e associativo através de metodologias participativas na dinamização de reuniões, ações de formação, sessões de informação/sensibilização e desenvolvimento de projetos.

 

Sabe mais:
Mais Líderes - Jovens Cigan@s

 

CONCURSO DE IDEIAS PARA JOVENS - MUNDAR: MUDA O TEU MUNDO!

 

Se tens entre 16 e 30 anos de idade, toma nota: conhece e participa no “Mundar: Muda o Teu Mundo!”. Através deste concurso, terás a oportunidade de apresentar ideias, de criar projetos e de organizar ações que promovam a tua capacitação e autonomia.

 

Sabe mais:
Concurso de Ideias para Jovens - Mundar: Muda o teu Mundo!

Igualdade de Género e Não Violencia

 

NAMORAR COM FAIR PLAY

 

Destinado a jovens entre os 16 e os 30 anos, dá-nos a oportunidade de integrarmos este programa como voluntárias/os ficando assim responsáveis por dinamizar, em conjunto com toda a equipa, uma série de projetos em escolas, instituições do ensino superior, municípios e/ou outras entidades parceiras.

 

Sabe mais:
Portal da Juventude | Namorar com Fair Play

 

III PROGRAMA DE AÇÃO DE PREVENÇÃO E ELIMINAÇÃO DA MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA 2014-2017

 

A mutilação genital feminina é uma das práticas tradicionais nocivas mais graves de discriminação contra as mulheres e de violação de direitos fundamentais, como a igualdade, a dignidade e a integridade de raparigas e mulheres. Por isso, o Estado tem um programa de ação de prevenção e eliminação destas práticas.

 

Sabe mais:
III Programa de Ação de Prevenção e de Eliminação da Mutilação Genital Feminina 2014

Entidades e Políticas Públicas que deves conhecer

 

ALTO COMISSARIADO PARA AS MIGRAÇÕES - ACM

 

O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) é um instituto público que intervém na execução das políticas públicas em matéria de migrações. O ACM procura olhar para o mundo de uma forma criativa com o objetivo de responder às crescentes necessidades dos diferentes perfis de migrantes e da sua integração.

 

Sabe mais:
ACM

 

COMISSÃO PARA A IGUALDADE E CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL - CICDR

 

A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial é, em Portugal, o órgão especializado no combate à discriminação racial. Atua perante violação de quaisquer direitos fundamentais em função de origem, cor, nacionalidade ou etnia.

 

Sabe mais:
Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial

 

COMISSÃO PARA A CIDADANIA E IGUALDADE DE GÉNERO - CIG

 

 

A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género é o organismo nacional responsável pela promoção e defesa do princípio da igualdade em Portugal. Colabora com vários órgãos da administração pública central, local e regional e com organizações da sociedade civil na promoção de ações de formação e de informação/sensibilização nas áreas da promoção da cidadania e igualdade de género, violência de género e tráfico de seres humanos. Informação Jurídica e Apoio Psicossocial.

 

Sabe mais:
Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género